Papa Francisco visitará o Cazaquistão em setembro
Pontífice deve participar do Congresso de Religiões Mundiais

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Papa Francisco fará a Viagem Apostólica ao Cazaquistão de 13 a 15 de setembro deste ano, durante o VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais, em Nursultan, capital do país. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (1).
O Pontífice já havia expressado o desejo de viajar para o país durante uma conversa por videoconferência em abril passado com o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev.
Em novembro de 2021, o presidente do Senado do Cazaquistão Ashimbayev convidou o Papa para participar do evento internacional, durante uma audiência com Francisco no Vaticano. Segundo Ashimbayev, no encontro o Pontífice ressaltou o papel fundamental do país na promoção do diálogo inter-religioso na Ásia e no mundo.
O bispo da Santíssima Trindade em Almaty e presidente da Conferência Episcopal do Cazaquistão, dom José Luis Mumbiela Sierra, disse no ano passado, que estariam prontos para receber o Pontífice, "20 anos após a visita de João Paulo II ao Cazaquistão". O prelado enalteceu "a grande aproximação entre os valores do diálogo promovidos tanto por Francisco como pelo Congresso. Sabemos também como o Santo Padre é atento às Igrejas da periferia, como a nossa", disse dom José.
O congresso, iniciado em 2003, promove o diálogo entre as religiões. Neste ano, o tema é “o papel dos líderes das religiões mundiais e tradicionais no desenvolvimento sócio-espiritual da humanidade no período pós-pandêmico".