Papa Leão XIV nomeia dois novos bispos auxiliares para a Arquidiocese de Salvador
Anúncio foi feito nesta sexta-feira (4) pela instituição

Foto: Pascom Brumado | Arquidiocese de Salvador
O Papa Leão XIV nomeu, nesta sexta-feira (4), dois novos bispos auxiliares para a Arquidiocese de Salvador: monsenhor Gabriel dos Santos Filho e monsenhor Gilvan Pereira Rodrigues.
A informação foi divulgada pela instituição. O pontífice acolheu o pedido do cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e membro do Conclave que elegeu o Leão XIV.
Em uma live nas redes sociais, Sergio da Rocha celebrou as nomeações. “Com certeza são irmãos que vão me ajudar e muito a exercer meu ministério episcopal, compartilhando o trabalho, as alegrias e as dores’. Veja:
Em nota, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) agradeceu ao papa e desejou sucesso aos novos bispos. [Leia o comunicado na íntegra no final da matéria]
Perfis
Foto: Arquidiocese de Salvador
Nascido em 8 de novembro de 1966, monsenhor Gabriel foi ordenado presbítero em 18 de março de 1995. Ele é incardinado na arquidiocese de Salvador, onde desenvolveu grande parte de seu ministério.
Atuou como vigário paroquial, pároco e capelão em diversas comunidades de Salvador e do interior baiano. Foi pároco das paróquias do Santíssimo Sacramento (Itaparica), São Paulo Apóstolo (IAPI), Divino Espírito Santo (Alto das Pombas) e Nossa Senhora da Conceição (Valéria).
Foi membro e coordenador da Associação dos Padres do Prado no Brasil, além de responsável pela formação da entidade desde 2019. Também teve papel de destaque como coordenador da Pastoral Afro-brasileira na arquidiocese de Salvador e como Capelão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, entre 2006 e 2012.
Foto: Pascom Brumado
Natural de Mortugaba (BA), monsenhor Gilvan nasceu em 19 de setembro de 1972, e foi ordenado sacerdote em 17 de outubro de 1999.
Ao longo de sua trajetória, monsenhor Gilvan atuou como professor e incentivador das Escolas Famílias Agrícolas na Bahia, além de lecionar no Instituto Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista. Foi cofundador, coordenador e professor do curso de Teologia para leigos nas dioceses de Caetité e Livramento de Nossa Senhora.
Serviu como pároco em diversas comunidades, incluindo as paróquias Bom Jesus de Brumado e Sagrado Coração de Jesus, em Caculé. Também colaborou com paróquias na Itália e em Belo Horizonte. Entre 2015 e 2017, foi administrador diocesano de Caetité. Desde 2017, é reitor da Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, em Belo Horizonte.
Saudação da CNBB
“A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria pela nomeação, feita pelo Papa Leão XIV nesta sexta-feira, 4 de julho, do monsenhor Gabriel dos Santos Filho e do monsenhor Gilvan Pereira Rodrigues como bispos auxiliares da arquidiocese de São Salvador.
Acolhendo o pedido do cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, o Santo Padre confia a estes dois sacerdotes a nobre missão de servir o povo de Deus com zelo pastoral, espírito missionário e fidelidade à Igreja.
Ao dirigir-se aos bispos durante o Jubileu Episcopal, celebrado em Roma, o Papa Leão XIV recordou: “Ser bispo é, antes de tudo, ser ponte entre Deus e o povo. Não pelo prestígio, mas pela entrega; não pelo poder, mas pelo serviço. O mundo precisa de pastores com o coração no Evangelho e os pés nas periferias.”
A CNBB congratula-se com os novos bispos nomeados, agradecendo pelo “sim” generoso e desejando um ministério frutífero, conduzido pelo Espírito Santo, especialmente junto à Igreja de Salvador. Que Nossa Senhora Aparecida e São Francisco Xavier, patrono das missões, os acompanhem nessa nova etapa da missão episcopal.
Com fraterna comunhão e esperança,
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice-Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB”