Papa Leão XIV nomeia primeira mulher para cargo na Cúria Romana
Tiziana Merletti, de 65 anos, faz parte da congregação Irmãs Franciscanas

Foto: Divulgação
O papa Leão XIV nomeou nesta quinta-feira (22) a irmã Tiziana Merletti, de 65 anos, como secretária do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Esta é a primeira nomeação feminina do novo pontificado para a Cúria Romana, órgão central da administração da Igreja Católica no Vaticano.
•Robert Francis Prevost é o novo papa Leão XIV, anuncia Vaticano
A nomeação de Merletti reforça o protagonismo feminino no dicastério, que já é liderado por outra religiosa, a irmã Simona Brambilla. Na época, ela foi indicada pelo papa Francisco para substituir o cardeal brasileiro João Braz de Aviz.
Segundo o Vaticano, Tiziana Merletti será responsável por auxiliar na condução do departamento encarregado de assuntos relacionados à vida consagrada e às sociedades apostólicas no mundo todo.
Quem é a nova secretária
Natural da região dos Abruços, no centro da Itália, Tiziana Merletti nasceu em 30 de setembro de 1959 e integra a congregação Irmãs Franciscanas dos Pobres.
Formada em Direito, ela concluiu o doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense, em 1992. Foi superiora geral de sua congregação entre 2004 e 2014 e, atualmente, leciona na mesma universidade em Roma.
Leia também:
•Papa Leão XIV nomeia bispo auxiliar de Salvador como representante de Diocese em Minas Gerais