Cinco obras artísticas para conhecer quem foi Irmã Dulce
Livro 'Irmã Dulce - O Anjo Bom da Bahia' e cinebiografia 'Irmã Dulce' são algumas opções

Foto: ARoldan
Com a celebração presidida pelo Papa Francisco no Vaticano neste domingo (13), em que Irmã Dulce será proclamada Santa Dulce dos Pobres, os os holofotes estão todos para a Bahia. E como nem todo mundo conhece a trajetória da Santa Dulce, o Farol da Bahia destaca cinco obras artísticas, entre elas filmes, documentários e livros para quem quer conhecer melhor a quem foi a beata.
Confira:
1-Irmã Dulce (2014)
A cinebiografia Irmã Dulce conta a história do Anjo Bom da Bahia. Com cenas gravadas em Salvador entre abril e junho de 2014, o filme tem a carioca Bianca Comparato e a mineira Regina Braga no papel da religiosa, além de um numeroso elenco baiano, com atores como Fábio Lago, Amaurih Oliveira e Caco Monteiro. A direção é de Vicente Amorim, 48 anos, o mesmo de Caminho das Nuvens (2003), sobre uma família que viajava pelo país de bicicleta. O longa é produzido pela Migdal Filmes, distribuído pela Downtown Filmes e Paris Filmes e tem coprodução da Globo Filmes, da Paramount e do Telecine.
2- Beatificação Irmã Dulce (2011)
Vídeo, gravado pelas Obras Sociais Irmã Dulce com 25 minutos e 56 segundos mostra os melhores momentos da Beatificação de Irmã Dulce, realizado em 22 de maio de 2011, no Parque de Exposições de Salvador. Cerca de 77 mil pessoas - entre os devotos, admiradores, religiosos e beneficiários - participaram do evento.
3- Irmã Dulce - O Anjo Bom da Bahia (2002)
Escrito por Gaetano Passarelli, consultor histórico da Congregação da Causa dos Santos, o livro narra a trajetória de Irmã Dulce. A publicação da editora Paulinas revela ainda a história de fundação das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), hoje o maior complexo de saúde com atendimento 100% gratuito do país – com cerca de cinco milhões de atendimentos por ano a usuários do SUS, idosos, portadores de deficiências e de deformidades craniofaciais, pacientes sociais e crianças e adolescentes em situação de risco social. Entre os principais episódios narrados no livro, destaque também para a visita do Papa João Paulo II e a comoção que tomou conta não apenas da Bahia, mas de todo o país, no falecimento da religiosa, em 13 de março de 1992. O livro teve grande importância para o processo de beatificação da beata baiana.
4- Irmã Dulce - O Documentário (2001)
Produzido pela Rede Aparecida de Comunicação, o documentário conta a história do Anjo Bom da Bahia. O filme mostra, por meio de depoimentos de pessoas que conheceram e conviveram com Irmã Dulce, a grandeza de sua obra e de seu legado. Entre os entrevistados estão o Monsenhor Gaspar Sadoc (1916-2016); a missionária da Imaculada Conceição da Mãe de Deus Ana Angélica; a historiadora Consuelo Pondé; o cantor e compositor Padre Antônio Maria; entre outros.
5- Irmã Dulce dos Pobres (2011)
O livro foi publicado pela primeira vez nos anos 1980. Escrita pela sobrinha da freira baiana, Maria Rita Pontes - que está a frente das Obras Sociais Irmã Dulce desde 1991 - essa biografia de Irmã Dulce já tem 17 edições. Tem o olhar peculiar de Maria, que conviveu de perto com a beata. A última edição, de 2011, é produzida pelo Banco do Nordeste e doada à Obra de Irmã Dulce.