Parada gay de São Paulo acontece domingo

Maior parada do Brasil, atrai pessoas de todo o mundo

Acontece amanhã, domingo, dia 23 de junho, a 23ª edição da Parada LGBT de São Paulo, com concentração a partir das 10h em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista. O início da marcha está marcado para as 12h com a saída do primeiro dos inúmeros trios que vão animar a festa. Este ano, a parada terá como tema os 50 anos de Stonewall, série de manifestações de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York ao bar Stonewall Inn. A rebelião ocorreu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969. Este evento é considerado um marco do movimento de liberação gay e, por causa dele, que ficou conhecido como "a revolta de Stonewall", que o orgulho LGBT é celebrado em junho.

Quem comanda a abertura da festa é a drag queen Tchaka, ao lado da madrinha da Parada, a apresentadora Fernanda Lima.

Para a presidente da Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo (APOGLBT SP), Claudia Regina, a revolta histórica de Stonewall é um marco importante na luta dos direitos LGBTs do mundo todo. "Ele nos mostrou que, independentemente do governo ou de qualquer ameaça que possa ser enfrentada diariamente nas ruas, dentro de casa ou em qualquer lugar, precisamos ser fortes, resistir e sermos nós mesmos, vivendo e lutando por nosso amor que, não é em nada diferente do amor de outras pessoas. Lembrar de Stonewall é lembrar de nossas conquistas e do nosso orgulho de ser LGBT".

O movimento é organizado pela ONG APOGLBT SP (Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo). Pela primeira vez, o evento é aberto oficialmente por representantes de mais de 60 Paradas LGBT de todo o Brasil.

Shows na Parada LGBT

As atrações da Parada de SP são sempre muito aguardadas. Para a edição de 2019, entre os grandes shows, estão confirmados o da cantora internacional Melanie C, ex-Spice Girls, além das poderosas Gloria Groove, Luísa Sonza, Karol Conka e Iza. Os primeiros trios serão dedicados a movimentos sociais de Famílias, Centro de Cidadania Casa Florescer, Assembléia Latino Americana de Cidades Arco-Íris, Transcidadania, Secretaria Municipal de Direitos Humanos, ONG AHF (AIDS Helthcare Foundation) de saúde, Museu da Diversidade Sexual e APOGLBT-SP.

Todos eles garantem diversão infinita com atrações circenses e novos talentos da cena LGBT, como o cantor Boivi e Luana Hassen.

Os trios com atrações mais conhecidas serão:

•    Trio 13
– Cantora Iza e DJs convidados

•    Trio 14
– Drag Gloria Groove, Aretuza Lovi, Luísa Sonza, Pocah 

•    Trios 15 e 16
– Mateus Carrillho e Candy Mel, ambos ex-Banda Uó, Lia Clark, Triz, Jaloo, Karol Conka, Mulher Pepita e Aline Rosa.

 A atriz Bruna Linzmeyer também garante presença neste carro.

•    Trios 17 e 18
– A ex Spice Girl Mel C, Lexa e o grupo drag Sink the Pink.

A Parada LGBT é das 10h às 18h. O trajeto parte da Avenida Paulista à Rua da Consolação e todo o evento é gratuito e aberto para todas as pessoas.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!