Paralisação no governo Trump leva ao cancelamento de mais de 1400 voos no país; entenda
Atrasos e cancelamentos nos aeroportos dos EUA são vistos desde a sexta-feira

Foto: Official White House Photo by Daniel Torok
Mais de 1.400 voos domésticos nos Estados Unidos foram cancelados e mais de 2.700 sofreram atrasos neste domingo (9), segundo a plataforma de monitoramento FlightAware. O secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean Duffy, afirmou que o transporte aéreo no país será reduzido "ao mínimo" caso a paralisação do governo Trump não termine logo.
A paralisação no governo dos EUA, chamado popularmente de shutdown, ocorre quando o Congresso não aprova o orçamento federal dentro do prazo. Com isso, o governo fica sem dinheiro para manter serviços e pagar servidores federais.
No centro do impasse está a saúde. Os democratas, opositores de Donald Trump, afirmam que só aprovarão o projeto se programas de assistência médica forem prolongados.
O governo precisa de 60 votos no Senado para aprovar o orçamento, mas apenas 53 senadores são do mesmo partido do presidente.
Diante desse cenário, a preocupação é que o caos nos aeroportos dos EUA visto desde sexta-feira (7) piore ao longo dos próximos dias à medida em que o shutdown se estende e o Dia de Ação de Graças se aproxima. O feriado, que cai em 27 de novembro, é uma das datas mais importantes dos EUA e tem o maior fluxo aéreo no país.


