Paraná estabelece parceria com a Rússia sobre vacina contra Covid-19
Medida assegura acompanhamento de informações relacionadas a vacina

Foto: Agência Brasil
O governo do Paraná estabeleceu nesta quarta-feira (12), uma parceria com a Rússia que assegura o acompanhamento de informações relacionadas a vacina Sputnik V, a primeira registrada no mundo contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo o governo paranaense, o documento estabelecido com a Rússia é uma espécie de "protocolo de intenções" para que a vacina eventualmente seja testada no Estado e, quem sabe, produzida também. Na ação, ficou estabelecido que um grupo de trabalho será formado para que membros do governo paranaense tenha acesso a dados sobre a vacina.
Caso a eficácia dela seja realmente comprovada, ela poderia vir a ser oferecida à população paranaense. Porém, para que isso aconteça, a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa ) é necessária.
A vacina russa foi aprovada menos de dois meses após o início dos testes em humanos, o que levou pesquisadores a questionarem a eficácia. A aprovação pelo Ministério da Saúde russo também veio antes do início dos testes clínicos em Fase 3, considerados essenciais, com milhares de voluntários.