• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Parlamentares britânicos aprovam lei para impedir Brexit; Boris Johnson deseja realizar novas eleições

Parlamentares britânicos aprovam lei para impedir Brexit; Boris Johnson deseja realizar novas eleições

Câmara dos Comuns do Parlamento britânico decidiu medida em votação nesta quarta (4)

Por Da Redação
Ás

Parlamentares britânicos aprovam lei para impedir Brexit; Boris Johnson deseja realizar novas eleições

Foto: Jessica Taylor/Cámara de los Comunes vía AP

A Câmara dos Comuns do Parlamento britânico confirmou na tarde desta quarta-feira (4) em votação, a aprovação de uma lei que tenta impedir um Brexit sem acordo na data limite de 31 de outubro. O resultado terminou com 327 votos a favor e 299 contra. Representando uma derrota para o primeiro-ministro Boris Johnson, que agora propõe a convocação de novas eleições no Reino Unido.

Para que a proposta para realização de um novo pleito seja aprovada, dois terços da Câmara dos Comuns devem aprová-la em votação prevista para ainda nesta quarta-feira (4). Entretanto, o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, disse que o Partido Trabalhista apoiará apenas convocação de eleições após a lei sobre o Brexit aprovada hoje seja validada pela Câmara dos Lordes.

A Câmara dos Lordes não tem autorização para vetar uma lei, somente validá-la ou propor emendas. Diante disso, o andamento da proposta pode atrasar, pois a casa alta do Parlamento já apresentou 86 emendas ao projeto antes mesmo da votação desta quarta-feira.

Próximas medidas

De acordo com o texto aprovado nesta quarta, as datas previstas para as medidas seguintes do Brexit, são as descritas a seguir:

19 de outubro será a data limite para que o primeiro-ministro aprove um acordo de sáida com a União Europeia no Parlamento;

Caso o primeiro ministro consiga costurar um acordo e o Parlamento aprove, o Reino Unido deixa a União Europeia no dia 31 de outubro;

Caso expire o prazo sem acordo, o primeiro-ministro deve solicitar ao bloco europeu uma nova prorrogação do Brexit até o dia 31 de janeiro. A programação em vigor do governo estabelece que Johnson estará em Bruxelas em 17 de outubro para reunião com líderes europeus para tentar chegar a um pacto. O premiê desejava um Brexit com ou sem acordo até 31 de outubro, mas com a negativa dos parlamentares, ele tem ameaçado convocar novas eleições.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário