• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Paulo Guedes afirma que, se for preciso, governo vai consertar reforma do Imposto de Renda

Paulo Guedes afirma que, se for preciso, governo vai consertar reforma do Imposto de Renda

Ministro disse que o governo não tem a intenção de aumentar a carga tributária

Por Da Redação
Às

Paulo Guedes afirma que, se for preciso, governo vai consertar reforma do Imposto de Renda

Foto: Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ao blog do Valdo Cruz, no G1, que o governo está disposto a consertar, durante a tramitação no Congresso Nacional, eventuais erros na reforma do Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas. Em entrevista, o ministro negou que o governo tenha a intenção de aumentar a carga tributária. "Se tiver erro na dose, vamos consertar, não temos compromisso com erros. Mas a reforma está na direção certa, tributar rendimentos de capital e desonerar empresas e assalariados", declarou o ministro.

De acordo com os cálculos realizados por tributaristas, a reforma tributária do governo aumenta não só a tributação dos rendimentos de capital, mas também de empresas e assalariados. Contudo, Guedes nega o aumento. "Nosso objetivo é a neutralidade, desonerar empresas e assalariados para estimular a economia e tributar rendimentos de capital. O Brasil, por exemplo, não tributa a distribuição de dividendos, enquanto o mundo todo tributa. Precisamos corrigir isso, abrindo espaço para diminuir o Imposto de Renda das empresas", disse o ministro.

Paulos Guedes disse ainda que o governo estaria "dando com uma mão e tirando com a outra" no caso dos assalariados. Além disso, ele afirmou que o tema será analisado e, se houver necessidade, será corrigido. Na proposta enviada ao Congresso, o governo aumentou a faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física, mas limitou o uso do desconto simplificado na declaração anual.

Essa mudança, segundo tributaristas, vai acabar aumentando, no ajuste anual, a tributação sobre uma parcela expressiva de assalariados. Também em entrevista ao blog, o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que a Câmara dos Deputados está "fazendo as contas para não errar" ao comentar as críticas de especialistas à proposta do governo.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário