Paulo Guedes diz que guerra política prejudica crescimento do Brasil

Para o ministro, o país ‘está condenado a crescer’

[Paulo Guedes diz que guerra política prejudica crescimento do Brasil]

FOTO: Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (30), durante um evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que o Brasil “está condenado a crescer”, mas o desempenho é prejudicado pela guerra política. Para Guedes, a economia brasileira está retornando em “V”, quando uma forte queda é seguida de um crescimento robusto. 

Na ocasião, ele também criticou os adversários que fizeram política “subindo em cadáveres” durante a pandemia do novo coronavírus. “Foi muito difícil botar a economia em pé novamente. Essa guerra política prejudica o país, ela é excessiva. Os oponentes têm que entender que quando se perde a eleição, não se fica apedrejando”, afirmou o ministro. Ao comentar as dificuldades impostas pelas narrativas políticas, Guedes disse que está se criando “padrões preocupantes”. 

O ministro afirmou, ainda, que o país está crescendo acima de 5% neste ano. A previsão é mais otimista do que a do mercado financeiro, que estima alta de 4,78% do Produto Interno Bruto (PIB) até o fim de 2021. “O Brasil está crescendo de 5,3% a 5,4%, criou 3,5 milhões de empregos, o setor de serviços está voltando afora, o turismo está voltando. O Brasil está condenado a crescer”, disse. Apesar dos dados positivos, Guedes disse que a alta da inflação, que foi a 10,73% em 12 meses na prévia de novembro, deve frear o crescimento em 2022.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!