PDT do Senado diverge de bancada da Câmara e diz seguir na base de Lula

Decisão foi tomada de forma unânime pelos três senadores da bancada considerando afinidade com governo

Por Da Redação, FolhaPress
Ás

PDT do Senado diverge de bancada da Câmara e diz seguir na base de Lula

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

THAÍSA OLIVEIRA -  A bancada do PDT no Senado divergiu da bancada do partido na Câmara dos Deputados e anunciou nesta terça-feira (6) que vai se manter na base do governo Lula (PT), após a saída de Carlos Lupi do Ministério da Previdência.

A decisão foi tomada de forma unânime pelos três senadores do partido: Weverton Rocha (MA), líder do grupo, Ana Paula Lobato (MA) e Leila Barros (DF). A bancada disse ter considerado a afinidade com o governo Lula no Senado e em termos de projeto para o país.

"A decisão foi tomada tendo por base a afinidade da bancada com o governo tanto no projeto de desenvolvimento para o Brasil, como na maioria das pautas no Senado. A bancada do Senado respeita a posição da bancada na Câmara dos Deputados e, embora tenha um posicionamento diferente, reitera que o partido segue unido em defesa dos ideais trabalhistas", disse Weverton em nota.

A bancada do PDT na Câmara anunciou nesta terça que ficará "independente". Deputados federais do partido também decidiram discutir candidaturas alternativas para a eleição presidencial de 2026.

"Neste momento, estamos nos colocando em posição de independência", disse o líder do PDT na Câmara, Mário Heringer (MG). "O PDT na eleição anterior ofereceu alternativa para a Presidência e a gente acha que podemos oferecer alternativa também para 2026."

Em 2022, o PDT lançou à Presidência Ciro Gomes, que ficou em quarto lugar, com apenas 3% dos votos válidos. A sigla apoiou Lula no segundo turno.

A decisão de sair da base do governo foi tomada em reunião dos deputados do partido com Lupi na manhã desta terça. Ciro não participou do encontro.

LEIA TAMBÉM:

 Com saída de Lupi, bancada do PDT na Câmara deixa base aliada de Lula
• Após bancada do PDT deixar base de Lula, Gleisi Hoffmann diz que respeita decisão e segue dialogando com o partido
• 
Líder do PDT na Câmara diz que saída da base de Lula partiu de "insatisfação na reciprocidade" com o governo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário