PDT forma acordo com DEM pela candidatura de Prates

Preferido de Neto perde força e pulveriza eleição

[PDT forma acordo com DEM pela candidatura de Prates]

FOTO: Gilberto Júnior

O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, parece ter conquistado um aliado de peso em sua guerra fria para ser o candidato do prefeito ACM Neto ao pleito municipal de 2020.

Correndo por fora, Prates caiu nas graças de Ciro Gomes, que deixou escapar durante uma entrevista nesta quarta-feira (20), que um acordo com o prefeito garantiria a cabeça de chapa ao PDT e o posto de vice, ao DEM.

Prates seria o nome. Na época presidente da Câmara Municipal de Salvador, ele saiu em defesa de Ciro dentro do DEM e lutou por um apoio do partido a candidatura do cacique do PDT a presidência. O que não aconteceu. Prates, no entanto, permaneceu fiel e declarou voto no 12, contra o 45 de Alckmin, aliado de seu mentor, ACM Neto. Neto como presidente do DEM teve uma atuação pífia na campanha presidencial de 2018, ficando o candidato apoiado pelo partido, Geraldo Alckmin, com menos de 5% dos votos. A pior campanha eleitoral do país. 

No pleito estadual, a história se repetiu, Rui Costa venceu com mais de 70% dos votos, inclusive em Feira de Santana, cidade natal do candidato de Neto, Zé Ronaldo. 

Em entrevista ao Farol da Bahia, Prates  afirmou o desejo de ser prefeito, mas garante o respeito à primeira opção de Neto, Bruno Reis. 

"Todo homem público tem o sonho de ser prefeito de Salvador. Eu tenho esse sonho, mas não sei se ele será realizado em 2020. Se Neto, Ciro e Lupi (presidente do PDT) chegarem a um acordo sobre isso, estou a postos", garantiu. 

A contra gosto de Neto, Prates pode vir a ser realmente o nome capaz de disputar com Bellintani - o presidente do Bahia sairá pelo PSB tendo o PT de vice, com a benção de Lula. 

Informações de bastidores do Farol da Bahia apontam pra uma pulverização das candidaturas de partidos de base de Neto, o que tem enfraquecido e enfurecido Bruno Reis. 

Além disso, pesa para Bruno a defesa de uma bandeira de direita em uma capital majoritariamente de esquerda. Prates surge com a capacidade de diálogo com esquerda e direita (habilidade conquistada quanto presidente da Câmara), apresenta um novo rosto para a sociedade, traz em seu histórico a superação de uma vida humilde e de bônus, o apoio total de Ciro Gomes. Visto em 2018 como o único candidato capaz de derrubar Jair Bolsonaro. 

A Bruno, restará talvez amargar o lugar de vice, pelo menos por mais quatro anos.


Comentários