Penedo Borges inicia celebrações de 20 anos com Masterclass exclusiva na Wine Brasil Music!
Aos detalhes.

Foto: Div
A Vinícola Penedo Borges Bodega Boutique, referência internacional em vinhos de terroir e sustentabilidade, dará início às comemorações de seus 20 anos de história com uma Masterclass exclusiva, nesta quinta-feira (21/08), às 17h, durante a Wine Brasil Music, no Palacete Tira Chapeu. O evento será restrito a 30 convidados, entre autoridades e personalidades, e marcará a primeira ação comemorativa da vinícola em 2025.
Sob o tema “Penedo Borges e o Terroir do Alto Agrelo”, a experiência será conduzida por Euclides Penedo Borges, professor de enologia, escritor consagrado com cinco livros publicados e um dos fundadores da vinícola. Reconhecido por sua extensa contribuição à formação de profissionais no setor, Euclides também é homenageado no nome da bodega, localizada em Mendoza, ao pé da Cordilheira dos Andes.
“Para nós, celebrar os 20 anos é reafirmar a essência da Penedo Borges, uma vinícola boutique, comprometida com a excelência, a sustentabilidade e a produção de vinhos capazes de emocionar e surpreender. Esse encontro em Salvador tem um simbolismo especial, pois nossos principais sócios são baianos e é aqui que damos início às comemorações”, afirma Euclides Penedo Borges.
Ainda no dia 21, após a masterclass, Euclides receberá os convidados no estande da vinícola para uma sessão de autógrafos de alguns dos seus livros.
Durante toda a Wine Brasil Music, que acontecerá de 20 a 24 de agosto, a Penedo Borges apresentará nove rótulos em degustação, incluindo o premiado Ícono, considerado o topo de linha da vinícola. Entre as novidades, destaque para o Blanc de Malbec, um raro Malbec branco produzido na Argentina, em edição limitada de apenas 3.000 garrafas por safra, e para o Cabernet Franc.
*Vinícola de origem brasileira*
A Penedo Borges nasceu do sonho de cinco empresários brasileiros apaixonados por Vinhos e pela Argentina, dentre eles, os baianos João Carlos (Cacá) Tourinho Dantas e José Caetano de Paula Lacerda, que junto aos cariocas Otávio Paiva e Ricardo Moraes Pinto e ao capixaba de raízes baianas Euclides Penedo Borges decidiram investir em Alto Agrelo, Luján de Cuyo, conhecida como “la primera zona del Malbec “, em Mendoza, região vitivinícola consagrada na Argentina, adquirindo uma propriedade de 69 hectares com vinhedos antigos de Malbec e Cabernet Sauvignon.
O nome da vinícola é uma homenagem ao sócio e diretor técnico Euclides Penedo Borges, professor de enologia, fundador da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e referência no setor.
Com produção anual de aproximadamente 200 mil garrafas, a vinícola mantém o perfil boutique: cada rótulo é elaborado em pequena escala, artesanal, com práticas de microvinificação e foco em vinhos premium. Todo o processo produtivo é sustentável, com emprego de agricultura regenerativa, uso de energia solar, tratamento de efluentes. Foi a segunda vinícola Argentina a receber “B Certificate” - o certificado internacional que atesta responsabilidade social e ambiental; recebeu também o Selo de Sustentabilidade Argentino. Em 2024, a Penedo Borges recebeu Medalha de Ouro de Enoturismo como a melhor vinícola boutique da região.
Em Salvador, a Penedo Borges funciona de forma direta da vinícola para o distribuidor, tendo como representante local a empresária Soraya Batista, em um modelo inovador de distribuição.
Serviço
Masterclass – Penedo Borges e o Terroir do Alto Agrelo
Com Euclides Penedo Borges
Wine Brasil Music – Palacete Tira Chapeu
21 de agosto, às 17h
Evento exclusivo para convidados