Pequenas indústrias tem mais dificuldade no acesso a crédito, diz Sebrae

Empresários consideram altas as exigências dos bancos

[Pequenas indústrias tem mais dificuldade no acesso a crédito, diz Sebrae  ]

FOTO: Divulgação

Dados da Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apontam que os donos de pequenos negócios do setor da indústria são os que têm a pior avaliação sobre a obtenção de empréstimos no país. Embora a percepção de melhoria de acesso ao crédito tenha crescido, quase 33% dos donos de micro e pequenas indústrias consideram o grau de exigência para concessão ou renovação de empréstimos bancários alto, 57,3% moderado e apenas 10% acreditam que é baixo.  

O Sebrae afirma que, nesse caso, é extremamente importante o desenvolvimento de políticas públicas que facilitem o uso de garantias. O Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe), por exemplo, foi criado no ano passado para ajudar micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e tornou-se permanente em 2021.

Ainda de acordo com o Sebrae, o volume que pode ser emprestado pelo programa depende da quantia injetada no Fundo Garantidor de Operações (FGO), que cobre os eventuais calotes dos tomadores de empréstimos. Nos primeiros dez dias de funcionamento, o programa já emprestou 40% dos recursos. Já os empreendedores do setor de serviços, apesar de serem um dos mais afetados pela pandemia e com grande parte do faturamento reduzido, veem o acesso a crédito de uma forma mais positiva. Segundo o Sebrae, para 25,6% deles as exigências são altas e 14,6% consideram baixas. Para 59,8%, as exigências são normais.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[DJ que fugiu de bandidos com fuzis diz que não voltará ao Brasil! ]

Após ser vítima de um tentativa de assalto no Rio de Janeiro, DJ cancelou dois shows que faria no Brasil

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!