Pequenos planos de saúde sobem mais e pesa para MEIs e pequenos empresários

Alta foi de 9,84%; nos planos coletivos subiram 5,55%

Por Da Redação
Ás

Pequenos planos de saúde sobem mais e pesa para MEIs e pequenos empresários

Foto: Reprodução

Pequenos planos de saúde coletivos, que alcançam até 29 pessoas, registraram um aumento maior perante os demais planos neste ano, segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). A alta foi de 9,84%, enquanto planos coletivos com mais de 30 pessoas subiram 5,55%. Já os individuais, ficaram mais baratos, com queda de 8,19%.

Os menores planos atendem principalmente pequenos empresários e trabalhadores inscritos como MEI (Microempreendedor Individual). A diferença entre os reajustes mostra que não tem tido efeito uma resolução da agência criada para suavizar o aumento dos planos com até 29 vidas.

As regras para os reajustes variam conforme o tipo de plano. Enquanto os individuais têm aumento máximo determinado pela ANS, os coletivos possuem liberdade para definir preços, sem atuação da agência. Desse modo, a negociação é realizada diretamente entre as operadoras e os clientes, tanto no caso dos grandes planos quanto no de pequenos.

De acordo com especialistas, a falta de limite para o reajuste prejudica os consumidores, em especial, os que possuem planos menores, já que eles têm pouca força de negociação com as operadoras. Já a associação dos planos de saúde afirma que a fórmula de cálculo do reajuste está prevista em contrato e que as altas decorrem do aumento nos custos dos procedimentos médicos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário