Pesquisa aponta crescimento na Intenção de compra e venda de automóveis no Brasil
Estudo da OLX entrevistou mais de 450 pessoas com idades entre 18 e 55 anos

Foto: Renato Araújo/Arquivo/Agência Brasil
Uma pesquisa da OLX, realizada pela Brand Health Tracker (BHT), mostra que a intenção de compra de automóveis continua em alta. O estudo entrevistou mais de 450 pessoas com idades entre 18 e 55 anos, das classes A, B e C, com conhecimento em sites e aplicativos de compra, venda e aluguel de automóveis.
O estudo ainda aponta, que o perfil de comprador e vendedor atingiu seu máximo histórico, com 55% dos entrevistados buscando realizar as duas operações. Cresceu também a intenção de compra de um carro (50%) e intenção geral de venda (47%).
Segundo dados, apenas 28% das pessoas que planejavam comprar ou trocar automóvel nos próximos 12 meses desistiram da ação. Entre os principais motivos estão: o aumento dos preços e não terem efetuado a venda do carro atual. Além da espera por melhores condições de pagamento.
Critérios
Preço, segurança e consumo de combustível aparecem como os pontos mais importantes considerados na hora da compra de um carro. A maioria dos participantes indicaram que processos menos burocráticos e mais digitais seriam um diferencial positivo, principalmente os trâmites relacionados à transferência da documentação, mencionada por 80% dos respondentes, e ao levantamento do histórico veicular, apontado por 79%. De forma geral, o desejo por maior digitalização engloba quase todos os processos: etapas do Detran (74%), simulação e contratação de financiamento (74%), vistoria do carro (74%), avaliação mecânica (71%), contratação de seguro (67%) e pagamento pela própria plataforma de compra e venda (67%).
Perfil dos entrevistados
O levantamento foi realizado entre 29 de março e 05 de abril de 2022 e considerou o público que comprou ou anunciou um veículo no último ano ou que tem a intenção de comprar ou vender nos próximos 12 meses. Nesta edição, foram entrevistados mais de 450 homens e mulheres, que conhecem sites e aplicativos de compra, venda e aluguel de automóveis, com idades entre 18 e 55 anos, das classes A, B e C, de diferentes regiões do Brasil: Sudeste (39%), Nordeste (22%), Sul (17%), Centro Oeste (11%) e Norte (11%).


