Pesquisa aponta necessidade de estudos aprofundados sobre as mucosas no combate da Covid-19
Pesquisadores afirmam que informações podem levar ao desenvolvimento de uma vacina nasal

Foto: Divulgação/National Institute of Allergy and Infectious Diseases
Um artigo realizado por pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, publicado nesta segunda-feira (30) na revista científica Frontiers in Imunology, apontaram para a necessidade de estudos mais aprofundados sobre como as mucosas do nariz e da boca desempenham um papel fundamental ao coronavírus.
O que sabe-se até o momento é que o vírus causador da Covid-19, o SARS-CoV-2, entra no organismo por essas áreas e se aloja no fundo da garganta, na língua e nas amígdalas.
"Dado que muitas pessoas infectadas permanecem assintomáticas, e que um grande número daqueles que desenvolvem sintomas sofrem apenas de doença leve a moderada, isso sugere que algo, em algum lugar, faz um trabalho razoavelmente bom no controle do vírus", explica Michael W. Russell, professor emérito do Departamento de Microbiologia e Imunologia da universidade e um dos autores do artigo.
Para eles, entender como as mucosas reagem após a infecção pelo coronavírus pode ser fundamental para o desenvolvimento de uma vacina nasal, pois é mais fácil de armazenar, transportar e administrar, segundo eles.
"A vantagem potencial de uma vacina mucosa — especialmente uma que seja intranasal — é que ela deve induzir respostas imunes, incluindo anticorpos SIgA [imunoglobulina A secretória], nas vias mucosas, neste caso especialmente no trato respiratório superior, onde o coronavírus faz o primeiro contato", acrescenta Russell.