Pesquisa aponta que cerca de 24% dos moradores de capitais brasileiras são hipertensos

De acordo com a Agência Brasil, a pesquisa apontou ainda que a doença, também conhecida como “pressão alta”, atinge mais pessoas no Rio de Janeiro, Maceió, João Pessoa e Vitória

[Pesquisa aponta que cerca de 24% dos moradores de capitais brasileiras são hipertensos ]

FOTO: Reprodução

Dados obtidos pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2018) revelou que a hipertensão atinge 24,7% dos moradores das capitais do Brasil. Entre o grupo de entrevistados, 60,9% de pessoas com mais de 65 anos disseram ser hipertensas. Além disso, pessoas com idades entre 45 e 54 anos, 49,5% afirmaram ter hipertensão. 

De acordo com a Agência Brasil, a pesquisa apontou ainda que a doença, também conhecida como “pressão alta”, atinge mais pessoas no Rio de Janeiro, Maceió, João Pessoa e Vitória. Já São Luís, Porto Velho, Palmas e Boa Vista são as capitais com menor incidência de hipertensão entre seus habitantes.

Dados preliminares do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, mostraram que, no ano de 2017, o Brasil registrou 141.878 mortes devido à hipertensão ou a causas relacionadas a ela. Segundo o ministério, grande parte dessas mortes é evitável e 37% dessas mortes são precoces, ou seja, em pessoas com menos de 70 anos de idade.
 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!