Pesquisa aponta que população de passáros chegou a marca de 50 bilhões

Há seis animais para cada ser humano, segundo estudo

[Pesquisa aponta que população de passáros chegou a marca de 50 bilhões]

FOTO: Reprodução

Dos alfaiates aos pinguins. Pesquisa aponta que o planeta alcançou a marca de 50 bilhões de pássaros, ou seja, levando em consideração que a população mundial de 2021 é estimada em 7,8 bilhões, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), existe seis aves para cada ser humano.  

Os dados são resultado de um estudo da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), de Sydney, na Austrália, que foi feita com o uso de 'Big Data', recurso que revela padrões, tendências e associações. 

A análise foi feita por pessoas de fora da comunidade científica, e em algoritmos, que são sequências de instruções de computador. Ao todo, foram calculadas em 9.700 as espécies diferentes, o que representa cerca de 92% de todas as aves existentes, de acordo com UNSW.

Usando essa informação, a equipe desenvolveu um algoritmo para calcular a população mundial real de cada espécie de ave. Isso levou em consideração fatores determinantes como tamanho e cor, se tem asas, se voa em grupo ou vive em cidades, etc.

Entre os resultados, foi descoberto que apenas quatro espécies de pássaros têm uma população mundial estimada em mais de 1 bilhão: o pardal (1,6 bilhão) lidera este 'clube exclusivo', seguido pelo estorninho europeu (1,3 bilhão), a gaivota-de-bico-redondo (1,2 bilhão) e a andorinha de celeiro (1,1 bilhão).

“Poderemos saber como essas espécies estão evoluindo repetindo o estudo a cada 5 ou 10 anos. Se sua população está diminuindo, pode ser um verdadeiro alarme para a saúde de nosso ecossistema", disse ao R7, o professor Will Cornwell, que publicou seu estudo no periódico científico PNAS (The Proceedings of the National Academy of Sciences).


Comentários