Pesquisa aponta que três em cada quatro brasileiros fizeram cortes em gastos pessoais
Tendencia foi apontada por pesquisa da CNI

Foto: Reprodução/Internet
Diante da crise econômica e do avanço do coronavírus no Brasil, três em cada quatro brasileiros já reduziram os gastos pessoais nos últimos dois meses. A constatação é de um estudo inédito da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), encomendado ao instituto de pesquisas FSB e com 2.005 entrevistas por telefone realizadas entre 2 e 4 de maio nos 26 estados e no Distrito Federal.
A pesquisa mostrou um pessimismo generalizado para as compras após o inicio do isolamento social para quem pode ficar em casa. Numa lista de 15 categorias, em apenas duas a maioria dos entrevistados relatou estar gastando mais que antes da crise: produtos de limpeza (68% do total) e higiene pessoal (56%). Nas outras, a maioria dos entrevistados manteve ou reduziu o nível de compras pré-pandemia. As maiores quedas foram nas categorias de calçados (40% reduziram os gastos), roupas (37%) e cosméticos (32%).
Entre as razões para a redução nos gastos estão insegurança sobre o futuro (42% dos entrevistados), perda na renda com a pandemia (30%) e pelas restrições de circulação implantadas por autoridades Brasil afora (26%). Os brasileiros estão estão cada vez mais preocupados com a pandemia. Oito entre dez entrevistados consideram grave a situação da pandemia no Brasil.


