Pesquisa aponta recuperação motora e funcional de pacientes pós Covid-19

Projeto piloto de reabilitação foi realizado em cinco hospitais do SUS

[Pesquisa aponta recuperação motora e funcional de pacientes pós Covid-19]

FOTO: Getty Images

Os primeiros resultados do projeto piloto “Reabilitação pós-Covid-19” apontam que os pacientes que tiveram a doença podem ter uma melhor condição motora e funcional no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Após três visitas e dois encontros virtuais em cinco hospitais do SUS, localizados nas cinco regiões do país, entre novembro e dezembro de 2020, para avaliar o desempenho na assistência hospitalar em pacientes pós-Covid-19, houve um resultado no aumento de 26% na evolução dos pacientes em relação a independência motora e funcional.

A iniciativa é do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, executada pelo Hospital Sírio Libanês. Os projetos implementados no Hospital Geral de Fortaleza, Hospital de Base, Hospital Municipal de Contagem, Hospital Geral de Palmas e Hospital Geral do Trabalhador, tem como objetivo trabalhar a reabilitação de pacientes críticos pós Covid-19, implementar a alta segura, o giro de leitos e promover a retomada segura das atividades hospitalares eletivas no SUS.

O Hospital Geral de Fortaleza, no Ceará, implementou 97% das ações planejadas e conseguiu atingir 60% de evolução geral. Já o Hospital Municipal de Contagem, em Minas Gerais, conseguiu implementar 74% das ações do projeto e mostrar um quadro de evolução de 267% geral nos serviços de saúde prestados. 


Comentários