Pesquisa confirma que vacinação reduz percentual de idosos entre os mortos pela Covid-19

Estudo brasileiro foi feito em parceria com a Universidade de Harvard

Por Da Redação
Ás

Pesquisa confirma que vacinação reduz percentual de idosos entre os mortos pela Covid-19

Foto: Reprodução/Olhar Digital

O resultado de uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a Universidade de Harvard, traz esperança no momento em que o Brasil tem mais de 400 mil mortes ocasionadas pela pandemia. Entre os mortos por Covid-19, caiu pela metade a parcela de vítimas maiores de 80 anos e, de acordo com os pesquisadores, essa queda está ligada à vacinação.

Os pesquisadores analisaram os números das mortes por Covid com dados do Ministério da Saúde. As mortes por Covid entre maiores de 80 anos representavam 28% do total de óbitos da pandemia no Brasil até janeiro deste ano, quando foi iniciada a campanha de imunização para grupos prioritários no país (entre eles os mais idosos). No final de abril, esse percentual recuou para 13,1%, o menor já registrado para o grupo etário durante toda a pandemia.

Outro dado revelador indica que a vacina também protegeu os idosos contra a variante do vírus P1, descoberta em Manaus (AM), que se propaga de uma forma mais rápida. “Tinha muita dúvida entre os epidemiologistas, imunologistas, infectologistas, se a vacina CoronaVac - que é responsável por grande parte da vacinação no Brasil - se essa vaicna seria eficaz contra a P1, porque ela não foi desenvolvida contra a P1, ela foi desenvolvida contra a primeira variante do coronavírus que foi a que apareceu no ano passado no mundo todo”, diz Cesar Victora, pesquisador da UFPel.

“Infelizmente a gente não conseguiu o número necessário de vacinas para começar com essa vacinação de uma forma intensa. Então, agora, o governo está adquirindo mais vacinas, então a esperança que na medida que a gente consiga aumentar a cobertura da vacinação da população, a gente consiga salvar mais vidas”, diz Marcia Castro, chefe do Departamento de Saúde Global e População da Universidade de Harvard.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário