Pesquisa diz que mulheres têm 20% mais chance de morrer cinco anos após sofrer infarto

Especialistas descobriram que organismo feminino tem mais propensão a problemas cardiovasculares

[Pesquisa diz que mulheres têm 20% mais chance de morrer cinco anos após sofrer infarto ]

FOTO: Reprodução

Um estudo feito com mais de 45 mil pacientes no Canadá, ao longo de seis anos, revelou que mulheres estão mais propensas a morrer cinco anos após sofrer um infarto. A maior taxa de mortalidade no período é 20% mais alta para elas do que para os homens, de acordo com os dados do trabalho. A pesquisa foi feita pela Universidade de Alberta e publicada na revista especializada Circulation. A pesquisa baseou-se em participantes que precisaram ser hospitalizados após o primeiro ataque cardíaco. 

Os ataques cardíacos vêm em duas formas: uma com risco de vida, chamada infarto do miocárdio, com elevação do segmento ST, ou STEMI, e outra versão menos grave, chamada sem STEMI, que é mais comum. No trabalho, a equipe descobriu que o desenvolvimento de insuficiência cardíaca após um STEMI ou não STEMI é maior para as mulheres do que para os homens.

As mulheres apresentaram 9,4% mais probabilidade de morrer no hospital após um STEMI e 4,5% de falecer após um não STEMI. No caso dos homens, essas taxas foram de 4,7% e 2,9%, respectivamente. Após a alta, as mulheres representaram mais casos de insuficiência cardíaca após STEMI (22,5% das mulheres e 14,9% dos homens) bem como após não STEMI (23,2% em mulheres e 15,7% dos homens).

Os pesquisadores descobriram, ainda, que as mulheres recebiam tratamentos inferiores aos dos homens, com menos cirurgias, consultas especializadas e medicamentos, por exemplo. A amostra feminina era, em média, 10 anos mais velha que a dos homens (com idade média de 72, em comparação com 61).

Por isso, elas apresentaram mais chances de ter doenças como fibrilação atrial, doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes e pressão alta, segundo os pesquisadores. Apesar disso, apenas 72,8% das mulheres foram atendidas por especialistas cardiovasculares. Cerca de 84% dos homens receberam atendimento especializado. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!