Pesquisa feita por ex-secretário aponta que a CoronaVac é a vacina que mais previne mortes
Relatório também analisou taxas de eficácia de outros imunizantes em casos graves da Covid-19

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Um novo levantamento sobre a eficácia das vacinas contra a covid-19 mostra que a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, é o imunizante que mais protege contra casos graves da doença, prevenindo até 97% das mortes de pessoas infectadas.
O ex-secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e atual secretário de Serviços Integrados de Saúde do STF (Supremo Tribunal Federal), Wanderson de Oliveira, foi quem realizou o levantamento por meio do sistema OpenDataSus, do Ministério da Saúde.
O levantamento em relação à CoronaVac após duas semanas da segunda dose da vacina apresenta:
- 50,4% de eficácia para casos muito leves (que não requerem nenhum atendimento médico);
- 77,96% de eficácia para casos leves que requerem atendimento médico
- 97% para casos graves
Segundo o secretário, no estudo também foram analisadas as taxas de eficácia contra casos graves das outras vacinas como da Astrazeneca (90%), Pfizer (80%), Janssen (85%) e Sputnik V (85%).


