Pesquisa identifica mais de mil genes ligados a casos graves de covid-19

Estudo desvenda por que alguns adultos saudáveis têm quadros leves e outros desenvolvem episódios críticos

[Pesquisa identifica mais de mil genes ligados a casos graves de covid-19]

FOTO: Reprodução

Uma pesquisa das universidades de Sheffield, na Inglaterra, e de Stanford, nos Estados Unidos, utilizou a genética para desvendar os motivos que levam alguns adultos saudáveis a evoluir para episódios graves ao serem infectados pelo SARS-CoV-2, causador da Covid-19, enquanto outros têm sintomas leves. No trabalho, o grupo identificou mais de 1.000 genes associados ao desenvolvimento de Covid grave. A pesquisa pode ajudar no desenvolvimento de um teste para prever quem tem o risco aumentando de evoluir para quadros críticos da doença.

De acordo com a pesquisa, a presença desses genes específicos afeta um tipo de glóbulo branco chamado de Natural Killer ou célula NK. Os glóbulos brancos são as células de defesa do organismo. No estudo, os pesquisadores utilizaram conjuntos de dados com informações genéticas de tecido pulmonar humano saudável, estudos de pacientes em estado crítico e sobre mutações de DNA em pacientes com Covid grave, além de respostas enfraquecidas em células imunes, neste caso, as células NK e as células T.

A pesquisa foi feita, a partir de grandes conjuntos de dados. O primeiro deles tinha informações genéticas de tecido pulmonar humano saudável, das quais foi identificada a expressão gênica de 19 tipos de células pulmonares, inclusive algumas epiteliais que revestem o trato respiratório e funcionam como primeira barreira contra a infecção.

Outra fonte de dados foi a COVID-19 Host Genetics Initiative, um dos maiores estudos genéticos do mundo sobre pacientes com coronavírus em estado crítico. Por fim, os cientistas pesquisaram em quais tipos de células essas diferenças genéticas se formavam.

De acordo com o resultado, a covid-19 grave se aproveita da fragilidade de duas células imunes conhecidas – as T e as NK –, das quais um subtipo chamado CD56 brilhante foi considerado o mais significativo.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!