Pesquisa indica que 30% das famílias brasileiras são comandas por alguém do grupo de risco da Covid-19

Idosos e pessoas que possuem doenças crônicas, como diabetes e asma, representam 80 milhões de brasileiros

[Pesquisa indica que 30% das famílias brasileiras são comandas por alguém do grupo de risco da Covid-19]

FOTO: Flavio Corvello

Aproximadamente 30% das famílias brasileiras (19 milhões) são comandadas por alguém com perfil de risco para covid-19, de acordo com estudo do Instituto Locomotiva.

Idosos e pessoas que possuem doenças crônicas, como diabetes e asma, representam 80 milhões de brasileiros, ou então, 40% de toda população no país. Somados, movimentam 2,1 trilhões de reais anualmente em renda própria, valor maior do que gastam, isoladamente, as classes A, B e C.

Do grupo dos mais vulneráveis, 30 milhões têm 60 anos ou mais e outros 50 milhões, menos de 60 anos. Os dois movimentam 1 trilhão de reais e 1,1 trilhão de reais, respectivamente.

Conforme está descrito no estudo, a saúde dessas pessoas será refletida na economia do país, e qualquer projeto de reinício das atividades deveria colocar essa elevada quantidade da população no centro.

Lentamente, os estados brasileiros adotam relaxamento das regras de distanciamento social impostas pela pandemia da covid-19. Um estudo anterior da Locomotiva indicou que, o processo termina forçando 60 milhões de pessoas pertencentes ao grupo de risco a voltar a trabalhar, já que dependem da rotina para sobreviver.

Na última sexta-feira, o Brasil ultrapassou a marca de 70.000 mortes registradas pela Covid-19 e ontem alcançou as 72 mil mortes, de acordo com levantamento do consórcio de imprensa. Já são 1.840.812 casos confirmados da doença.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!