Pesquisa indica que Coronavac é 71% efetiva contra mortes por covid-19, inclusive entre idosos
O estudo foi realizado pelo grupo Vebra Covid-19

Foto: Reprodução/R7
A Coronavac apresenta alta efetividade contra mortes por covid-19 mesmo entre idosos e em locais em que a variante Gama (P.1) é predominante, segundo estudo que analisou dados de pacientes com 70 anos ou mais. A proteção do imunizante contra óbitos foi de 71,4% para este grupo.
Ainda segundo a pesquisa, a efetividade da Coronavac pode cair entre os idosos com 80 anos ou mais, os dados são preliminares.
O estudo foi realizado pelo grupo Vebra Covid-19, que reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros de instituições como Fiocruz, Incor e Instituto Global de Saúde de Barcelona em buscar de avaliar a efetividade das vacinas em uso no Brasil. Ele foi publicado na plataforma MedRxiv nesta quarta (21).
De acordo com o estudo, com 43 mil pessoas em São Paulo, embora a proteção média nesse grupo populacional seja de 71,4% contra mortes, ela tem variação de 87,1% (no grupo de 75 a 79 anos) a 49,9% (80 anos ou mais). Esses índices são de pessoas já imunizadas há mais de 14 dias com a 2 dose da vacina.