Pesquisa Ipespe/Abrapel: Lula tem 44% e Bolsonaro, 35% das intenções de voto

Levantamento foi feito com 1.100 entrevistados por telefone entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro

[Pesquisa Ipespe/Abrapel: Lula tem 44% e Bolsonaro, 35% das intenções de voto]

FOTO: Reprodução/TV Band

A pesquisa Ipespe/Abrapel para as eleições presidenciais deste ano, divulgada neste sábado (3), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), com 35%. No levantamento anterior, publicado em 31 de agosto, Lula aparecia com 43% e Bolsonaro com 35%.

Ainda segundo a pesquisa divulgada hoje, o candidato Ciro Gomes (PDT) tem 9% das intenções de voto e Simone Tebet (MDB), na sequência, com 5%. Em seguida, estão Felipe D’Avila (Novo) com 1%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%. Outros seis candidatos incluídos na pesquisa foram citados pelos entrevistados, mas não chegaram a 1%: Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (DC) e Roberto Jefferson (PTB).

Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 3%. Os que não souberam ou preferiram não responder são 2%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. No total, mil e cem pessoas foram entrevistadas por telefone entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O levantamento tem 95,45% de confiança. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09344/2022.

Segundo turno

A pesquisa também simulou um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Em relação à pesquisa anterior, de agosto, o petista manteve os 53%, assim como o atual presidente que manteve os 38%.

-Lula (PT) — 53%
-Bolsonaro (PL) — 38%
-Branco/Nulo/Não vai votar/Não sabe/Não respondeu – 9%
 


Comentários