Pesquisa mostra que viajar na 2ª quinzena de janeiro pode sair mais em conta que em dezembro

Destinos nacionais registram preços médios mais caros neste fim de ano

[Pesquisa mostra que viajar na 2ª quinzena de janeiro pode sair mais em conta que em dezembro]

FOTO: Getty Images

Com o avanço da vacinação contra o novo coronavírus, os brasileiros começam a demonstrar mais interesse em viajar e, dessa forma, o setor de turismo começa a registrar números melhores no final deste ano que na comparação com 2020. Quem está pensando em voltar a voar após o isolamento prolongado da pandemia, deve planejar com cuidado as próximas férias.  Embora comprar passagens aéreas com antecedência resulte em economia para o bolso, o período da viagem também pode fazer uma boa diferença. Um recente levantamento do buscador de viagens Kayak mostra, por exemplo, que viajar neste fim de ano pode sair bem mais caro do que deixar o verão para mais tarde. 

De acordo com os dados da pesquisa, divulgada em novembro, os preços de voos nacionais e internacionais para a segunda quinzena de janeiro estão até 38% mais baratos do que as viagens para o fim de dezembro. Para realizar o levantamento, o buscador de viagens comparou os preços dos destinos mais buscados fora e dentro do Brasil para o período das férias de verão, comparando os valores dos voos programados entre 20 de dezembro e 10 de janeiro com os da segunda quinzena de janeiro.

De acordo com o gerente nacional do Kayak, Gustavo Vedovato, o ideal é comprar passagens para destinos nacionais com pouco mais de um mês de antecedência, quando a passagem pode ficar até 58% mais barata. 

Entre os destinos nacionais, São Paulo é o lugar com maior variação de preço, com passagens aéreas 32% mais baratas na comparação dos valores médios da quinzena de janeiro com os do período entre 20 de dezembro e 10 de janeiro. Quem marcar a viagem para a segunda metade de janeiro, pode encontrar até 31% de economia para Florianópolis; 30% para o Rio de Janeiro e João Pessoa; 28% para Salvador; 27% para Natal; 26% para Fortaleza; 25% para Porto Seguro; 22% para Recife e 21% para Maceió.

Já em relação aos destinos internacionais, o que apresentou a maior diferença de preço foi Porto, em Portugal, com um valor de passagem 38% menor para viagens a partir de 15 de janeiro de 2022. Na sequência, estão Miami (-33%), Nova York (31%), Lisboa (-29%) e Orlando (-29%).

A estudante Juliana Lopes, de 21 anos, mora em Salvador e namora Caique Neves, de 25 anos, que reside no Rio de Janeiro. Em entrevista ao Farol da Bahia, ela contou que, infelizmente, não vai conseguir passar as festas de fim de ano com o namorado porque as passagens estão caras. “Seja do Rio para Salvador ou de Salvador para o Rio as passagens estão caríssimas em dezembro, infelizmente vamos ter que esperar os próximos meses”, disse.

Após as dicas do levantamento, ela afirmou que vai ficar de olho no preço das passagens em janeiro. “Eu sempre estou buscando promoções de passagens. Uma dica que dou é olhar os sites que vendem passagens aéreas de madrugada, normalmente sempre acho mais em conta. Tomara que em janeiro as passagens estejam mais baratas mesmo, vou esperar", disse.  

Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apontam que os preços das passagens aéreas dispararam 34,35% em outubro, na comparação com setembro. Em 12 meses, o aumento chega a 50,36%. Segundo os dados da Kayak, a maioria dos destinos nacionais mais procurados está com preços médios mais caros neste fim de ano, no comparativo com o mesmo período de 2019.


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!