• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Pesquisa Quaest aponta que apoiadores do tarifaço de Trump ao Brasil são homens, eleitores de Bolsonaro e conservadores

Pesquisa Quaest aponta que apoiadores do tarifaço de Trump ao Brasil são homens, eleitores de Bolsonaro e conservadores

Pesquisa revela o perfil dos brasileiros que apoiam a medida do governo dos Estados Unidos

Por Da Redação
Às

Pesquisa Quaest aponta que apoiadores do tarifaço de Trump ao Brasil são homens, eleitores de Bolsonaro e conservadores

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Uma pesquisa recente da Quaest aponta que 72% dos brasileiros são contra o tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil. Por outro lado, 19% disseram apoiar a taxação, prevista para entrar em vigor no dia 6 de agosto. 

Homens, eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que se identificam com a direta são os que mais apoiam as taxas impostas por Trump, de acordo com o levantamento, divulgado em 16 de julho. 

A pesquisa mostra que 25% dos homens acham que Trump está certo em impor o tarifaço de 50% ao Brasil por acreditar que há uma perseguição política a Bolsonaro. Entre o gênero feminino, 14% defendem a medida do republicano. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos.

Renda familiar

Segundo a Quaest, 25% dos entrevistados que são a favor da decisão de Trump ganham mais que cinco salários mínimos. O apoio é maior do que os que ganham até 2 salários (15%), mas empata com os que ganham entre 2 e 5 salários mínimos (20%).

A margem de erro nesse perfil é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos entre os que ganham até 2 salários mínimos, 3, entre os que ganham de 2 a 5 salários e de 4 entre os que ganham mais de 5 salários mínimos.

Eleição

O apoio ao tarifaço norte-americano também é observado entre os que disseram ter votado em Jair Bolsonaro no 2º turno da eleição presidencial de 2022. Pelo menos 41% desses eleitores apoiam a medida de Trump.

Entre quem votou em Lula, 6% dão a mesma resposta. Outros 15% dos que votaram em branco, nulo ou que não votaram são favoráveis ao tarifaço.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para quem votou em Lula, 4 pontos entre quem votou em Bolsonaro e de 5 pontos para os que votaram branco, nulo ou não votaram.

Posicionamento político 

O levantamento ainda mostra que os bolsonaristas são os mais favoráveis às tarifas com 42% de respostas em defesa de Trump. Na sequência, aparecem os entrevistados que se consideram de direta, mas não são bolsonaristas (40%). 

Pessoas que responderam não ter posicionamento político deram 10% de respostas favoráveis a Trump, contra 9% de quem se identificou como lulista ou petista. Entrevistados que se dizem de esquerda, mas não são lulistas ou petistas, deram 2% das respostas considerando correta a atitude.

A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário