Pesquisa revela que 90% das pequenas empresas não conseguem crédito em bancos
Levantamento foi realizado com 208 empresas entre os dias 13 e 14 de abril

Foto: Ilustração
Empresas que precisam de caixa para conseguir atravessar a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) precisam enfrentar outro problema: a pouca oferta de crédito dos bancos.
Pesquisas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq) e do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo (Simpi) apontam que mais de 90% dos empresários estão com dificuldades para conseguir empréstimos de bancos.
O Simpi levantou que 91% das micro e pequenas indústrias não estão conseguindo acesso a crédito neste momento. E, entre os empresários que estão obtendo financiamento, apenas 3% conseguiram capital de giro novo, enquanto 4% estão tendo recursos por meio de linhas de crédito que já tinham antes da chegada da crise.
O levantamento foi realizado com 208 empresas entre os dias 13 e 14 de abril e mostrou que uma parcela de 45% das empresas já registra aumento do número de calotes e na falta de pagamento, em relação aos registros de antes da pandemia. Já para 42% dos empresários, a inadimplência se manteve igual a antes da crise, enquanto 13% não sofrem com o problema da inadimplência por enquanto.
Segundo a Abimaq, as demissões no setor podem chegar a 15% do nível de emprego dessa indústria, o que significaria 200 mil vagas fechadas, entre empregos diretos e indiretos.


