/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Pesquisa sugere que um nutriente de carne e laticínios pode contribuir para o combate ao câncer

Notícias
Saúde

Pesquisa sugere que um nutriente de carne e laticínios pode contribuir para o combate ao câncer

O ácido transvacênico ajuda a melhorar a capacidade das células imunológicas

Por Da Redação
Pesquisa sugere que um nutriente de carne e laticínios pode contribuir para o combate ao câncer
Foto: Reprodução

Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos (EUA), concluiu que um nutriente encontrado na carne e nos laticínios de animais que pastam, como vacas e ovelhas, melhora  a resposta imunológica ao câncer. Segundo a pesquisa, o ácido transvacênico (TVA), um ácido graxo de cadeia longa, contribui para melhorar a capacidade das células linfócitos T CD8+ de se infiltrarem em tumores e matarem células cancerígenas. Divulgado na última semana na revista Nature, o estudo também mostra que os pacientes com níveis mais elevados de TVA no sangue responderam melhor à imunoterapia, sugerindo que esta poderia ter potencial como suplemento nutricional para complementar os tratamentos clínicos.  

“Existem muitos estudos que tentam decifrar a ligação entre a dieta e a saúde humana, e é muito difícil compreender os mecanismos subjacentes devido à grande variedade de alimentos que as pessoas comem”, aponta Jing Chen, PhD, professor de medicina na UChicago e um dos autores seniores do artigo. O professor avalia que, se as pesquisas se concentrarem apenas nos nutrientes e metabólitos derivados dos alimentos, será possível ver como eles influenciam a fisiologia e a patologia no organismo humano.

O desenvolvimento do estudo sugere que o TVA poderia ser usado como suplemento dietético para ajudar em vários tratamentos de câncer baseados em células T, embora Chen ressalte que é importante determinar a quantidade otimizada do nutriente em si, e não a fonte do alimento. Além disso, os pesquisadores ressaltam que há um conjunto crescente de evidências sobre os efeitos prejudiciais à saúde do consumo excessivo de carne vermelha e laticínios, portanto, o estudo não deve ser tomado como uma desculpa para comer mais cheeseburgers e pizza. A pesquisa indica que suplementos nutricionais como o TVA poderiam ser usados para promover a atividade das células T. Chen acha que pode haver outros nutrientes que possam fazer o mesmo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102