Pesquisador baiano ministra palestra sobre ‘Inteligência de Dados’
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
A capacidade analítica de uma empresa pode ser medida através da forma como ela interpreta, organiza e processa informações relevantes a partir de dados existentes. Esse é o pressuposto básico da ‘Inteligência de Dados’, tema da palestra ministrada pelo empresário, professor e pesquisador Diego Oliveira, nesta quinta-feira (29), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O evento gratuito e aberto ao público foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Publicidade Conectiva, do curso Comunicação Social Publicidade e Propaganda da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.
Diego explica que a inteligência de dados possibilita que as empresas e marcas analisem e interpretem as informações de forma mais clara e objetiva, gerando impacto positivo em suas tomadas de decisões. Assim, os processos se tornam mais assertivos, impactando diretamente nos resultados dos negócios, promovendo maior acessibilidade e flexibilidade para a empresa.
“A interpretação dos dados permite uma melhor visualização que deve ser feita para tomada de decisão, porque a interpretação do dado vai além de entender os números. A partir de sua leitura se consegue entender o que está por trás dos números, qual a relevância daquele número e do contexto atual do indivíduo”, explica.
O sócio-fundador da Youpper Insights conta que é a partir de uma metodologia, que se testa e comprovam hipóteses para chegar em conclusões nas diversas áreas do conhecimento. “A pergunta não pode ser: Carreira de dados para mim? E sim, qual carreira de dados é para mim? Os cientistas são pessoas que desenvolvem pesquisas, a partir de um método científico”, finaliza.