/

Home

/

Notícias

/

Coronavírus

/

Pesquisadores associam origem da Covid-19 a cães-guaxinins no mercado de Wuhan

Notícias
Coronavírus

Pesquisadores associam origem da Covid-19 a cães-guaxinins no mercado de Wuhan

Descobertas foram relatadas pela revista Atlantic

Por Da Redação
Pesquisadores associam origem da Covid-19 a cães-guaxinins no mercado de Wuhan
Foto: Reprodução/Pixabay

A origem da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, ainda é investigada pela comunidade científica. Recentemente, um grupo internacional de pesquisadores afirmou que dados genéticos apontam que o início da pandemia pode estar associado a cães-guaxinins comercializados no mercado em Wuhan, na China.

O surgimento do SARS-CoV-2 foi observado pela primeira vez quando casos de pneumonia de causa desconhecida foram detectados na cidade chinesa. Durante as primeiras semanas da epidemia em Wuhan, observou-se uma associação entre os primeiros casos e o Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Wuhan “Huanan”. 

Os casos foram relatados principalmente em trabalhadores e vendedores do local. Autoridades fecharam o mercado em 1º de janeiro de 2020 para saneamento e desinfecção ambiental. O mercado, que vendia predominantemente produtos aquáticos e frutos do mar, foi inicialmente suspeito de ser o epicentro da epidemia, sugerindo um evento na interface homem-animal. 

Investigações retrospectivas identificaram casos adicionais com início da doença em dezembro de 2019, e nem todos os casos iniciais relataram uma associação com o Mercado de Huanan. Uma nova análise de sequências genéticas coletadas no mercado chinês mostra que cães-guaxinins vendidos ilegalmente no local podem carregar e possivelmente ter espalhado o vírus desde o final de 2019. As descobertas foram relatadas pela revista Atlantic. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102