Pesquisadores chineses encontram novos coronavírus em morcegos

Morcegos são uma fonte provável, mas é possível que o vírus tenha infectado um animal intermediário

[Pesquisadores chineses encontram novos coronavírus em morcegos]

FOTO: Instituto Smithsonia/ Divulgação

Pesquisadores chineses informaram na última quinta-feira (10) que encontraram um lote de novos coronavírus em morcegos, incluindo um que pode ser o segundo mais próximo, geneticamente, do vírus causador da Covid-19.

De acordo com os pesquisadores, as descobertas foram realizadas em uma única e pequena região da província de Yunnan, no sudoeste da China, e mostram quantos coronavírus existem em morcegos e quantos têm potencial para se espalhar para as pessoas.
 
Os cientistas da Universidade de Shandong, coletaram material de pequenos morcegos que viviam na floresta entre maio de 2019 e novembro de 2020. Eles testaram urina e fezes, além de colher amostras da saliva na boca dos morcegos.

A amostra viral chamada RpYN06 retirada de uma espécie de morcego ferradura chamada Rhinolophus pusillus, seria a cepa mais próxima do SARS-CoV-2, exceto pelas diferenças genéticas na proteína spike, a estrutura em forma de botão que o vírus usa quando se liga às células.

De acordo com os pesquisadores, embora um morcego seja uma fonte provável, é possível que o vírus tenha infectado algum animal intermediário. O vírus SARS que causou um surto em 2002-2004 foi rastreado até um animal chamado gato civeta. "Os morcegos são hospedeiros reservatórios bem conhecidos para uma variedade de vírus que causam doenças graves em humanos e têm sido associados a transbordamentos de vírus Hendra, vírus de Marburg, vírus Ebola e, mais notavelmente, os coronavírus. Além de morcegos e humanos, os coronavírus podem infectar uma ampla gama de animais domésticos e selvagens, incluindo porcos, gado, ratos, gatos, cães, galinhas, veados e ouriços".

Embora haja alguma controvérsia sobre a origem da pandemia da Covid-19, um relatório da Organização Mundial de Saúde concluiu que a fonte mais provável do agente causador da doença é um animal.

As pessoas caçam e comem morcegos, e os morcegos podem infectar outros animais que também são caçados e comidos pelas pessoas. Os vírus podem infectar as pessoas quando eles manuseiam ou abatem os animais.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!