• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Pesquisadores reencontram gruta "perdida" há mais de 180 anos em Minas Gerais

Pesquisadores reencontram gruta "perdida" há mais de 180 anos em Minas Gerais

Caverna descrita em livro de paleontologista dinamarquês em 1835 esta em local até então desconhecido

Por Da Redação
Ás

Pesquisadores reencontram gruta "perdida" há mais de 180 anos em Minas Gerais

Foto: Reprodução/Faculdade Newton Paiva

Depois de 186 anos anos após o naturalista dinamarquês Peter Lund e o pintor Andreas Brandt relatarem no ano de 1835, em um de seus livros, as peculiaridades da "Lapa Quatro Bocas", no centro do estado de Minas Gerais, a gruta voltou a ser explorada por cientistas. Desde que o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil passou por lá há mais de um século, muito pouco se ouviu falar sobre a estrutura no meio científico.

Os textos, escritos enquanto Lund e Brandt desbravavam as terras mineiras, não indicavam as localizações exatas das cavernas, mas deixavam pistas da região. Com apoio de uma expedição montada com pesquisadores da Faculdade Newton Paiva e um pouco de sorte, o espeleologista e professor universitário Luciano Emerich reencontrou a gruta dentro de uma fazenda na zona rural de Curvelo, a 168 km de Belo Horizonte.

O grupo saiu da capital mineira com o objetivo de encontrar uma outra formação também descrita pelo dinamarquês, mas entre uma conversa e outra com os moradores da região, veio a redescoberta. "O pessoal falava que tinha uma outra gruta maior e mais bonita próximo ao local onde estávamos. Quando entrei nela, não tive dúvidas. Era a Lapa Quatro Bocas que Lund havia relatado no livro.", disse.

A pesquisa foi realizada pelo professor para marcar o 220º ano de nascimento de Lund, celebrado no último dia 14 de junho deste ano. Os resultados da expedição seriam apresentados em um congresso internacional que foi desmarcado em função da pandemia da Covid-19.

De acordo com Emerich, o projeto motivou a prefeitura a avaliar o potencial turístico das cavernas da região, mas a gruta Quatro Bocas fica em uma propriedade particular. Procurado pelo R7 para comentar sobre os projetos, o município não deu retorno.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário