Pesquisas apontam potencial terapêutico dos canabinoides, diz Fiocruz
Nota técnica da Fundação trata do uso de canabidiol

Foto: Divulgação/Anvisa
Uma nota técnica divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta quarta-feira (19), aponta que uma crescente quantidade de pesquisas sugere o potencial terapêutico dos canabinoides, incluindo o canabidiol (CBD) e o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC), para diferentes condições clínicas e enfermidades. Porém, os pesquisadores destacam que a segurança e eficácia da aplicação terapêutica ainda precisa de mais evidências científicas, que apresentam diferentes níveis de robustez para cada condição.
O texto mostra que algumas pesquisas são conclusivas ao apontar a segurança e eficácia dos canabinoides na redução de sintomas e melhora do quadro de saúde para dor crônica, espasticidade, transtornos neuropsiquiátricos, náusea, vômito e perda do apetite ligados ao tratamento com quimioterapia.
Além de destacar a importância de avançar no desenvolvimento de pesquisas no Brasil, o documento reforça a necessidade de capacitar médicos e outros profissionais de saúde sobre o uso terapêutico da Cannabis e derivados. Também ressalta que é indispensável assegurar uma regulamentação abrangente e eficiente, para que os produtos à base de cannabis sejam produzidos e distribuídos de forma segura e eficaz, com respaldo em evidências sólidas de segurança e eficácia terapêutica.
A nota técnica é um subsídio técnico para as instituições responsáveis pela legislação, regulamentação, pesquisa, produção, padronização, distribuição e uso da Cannabis e derivados para fins terapêuticos no Brasil, além de ser útil para a sociedade em geral. O objetivo é garantir que os canabinoides sejam utilizados com confiança e conhecimento, para que possam ser prescritos e tratados de forma adequada, e que haja acesso gratuito e universal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a uma ampla gama de formas farmacêuticas da cannabis e derivados.