Pessoas com paralisia cerebral podem aprender matemática em ambiente inclusivo, diz pesquisa

Texto é o vencedor do Prêmio Capes de Tese 2021 na área de Ensino

[Pessoas com paralisia cerebral podem aprender matemática em ambiente inclusivo, diz pesquisa]

FOTO: Getty Images

De acordo com a pesquisa vencedora do Prêmio Capes de Tese 2021 na área de Ensino, é necessário que as instituições adaptem adequadamente o ambiente escolar para que pessoas com paralisia cerebral possam aprender Matemática.

A partir de relatos de alunos e professores, além da pesquisa de trabalhos nacionais e estrangeiros, a tese destaca, ainda, a importância da presença do estudante em sala de aula e a interação com o meio social, seja com outros alunos ou com professores.

O autor do trabalho, Dilson Ribeiro, disse que o interesse pelo tema surgiu a partir de experiências vividas em sala de aula. O educador teve alunos com paralisia cerebral e afirma que existe uma “linha tênue” entre inclusão de fato e exclusão. “São fundamentais a dedicação do professor, o ambiente de aprendizado, a sala de recursos [ambiente para atendimento especializado] e a busca por alternativas para que esses estudantes sejam incluídos nas rotinas diárias de sala de aula, levando em consideração que não há uma receita pronta”, pontua Ribeiro.

Ele afirma ainda que, inserido no meio, o estudante consegue entender que faz parte da sociedade. Quanto ao aluno sem deficiência, o autor da tese premiada acredita que a convivência com as diferenças ajuda a formá-lo como cidadão.

Prêmio 

A CAPES divulgou em 3 de setembro o resultado do Prêmio CAPES de Tese 2021, oferecido às melhores teses de doutorado defendidas em 2020. No total, 49 trabalhos foram premiados e outros 92 receberam menções honrosas.

Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese é fruto da parceria entre a CAPES, a Fundação Carlos Chagas, a Comissão Fulbright, o Instituto Serrapilheira e a Dimensions Sciences (DS). Os critérios de seleção consideram a originalidade do trabalho e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!