Pessoas que têm periodontite podem apresentar casos graves da covid-19, diz estudo

Especialista recomenda cuidados com a saúde bucal

[Pessoas que têm periodontite podem apresentar casos graves da covid-19, diz estudo]

FOTO: Divulgação

Um estudo realizado por pesquisadores no Catar, no Oriente Médio, fez uma análise da relação entre a saúde bucal e a infecção pela covid-19 e indicou que pessoas que têm periodontite, uma doença inflamatória na gengiva que pode danificar os ossos, podem apresentar sintomas mais graves da covid-19.

O estudo, feito por meio de controle de caso, foi feito em 568 pacientes, sendo que 258 foram diagnosticados com periodontal. Das 40 pessoas que tiveram casos graves da covid-19, 33 tinham a doença inflamatória.

Outro dado interessante é que de 36 pessoas que foram internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), voltada para o tratamento exclusivo de pacientes com a covid-19, 29 tinham periodontite. Além disso, de 14 pacientes que morreram em decorrência da covid-19, 13 estavam em estágio moderado ou severo da inflamação gengival.

A cirurgiã-dentista e professora de Odontologia na Universidade Federal da Bahia (Ufba), Ana Carla Robatto, explica que os casos do coronavírus podem se agravar já que as pessoas com periodontite acabam aspirando mais bactérias, que vão para a corrente sanguínea e "ativam" enzimas receptoras para a covid-19. "O SARS-CoV-2 encontra, assim, um terreno mais propício para se proliferar no organismo, aumentando a sua virulência", disse a especialista.

Para evitar esses casos, Robatto recomenda que as pessoas façam consultas regulares ao dentista e mantenha uma rotina de cuidados e atenção com a saúde bucal.

"A correta higienização da boca e dos dentes após cada refeição impede que as bactérias fixem moradia nos dentes ou nos tecidos moles", pontuou a cirurgiã-dentista.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!