Petrobras inicia processo de venda de suas ações na BR Distribuidora
Medida marca saída da estatal do setor de postos de combustíveis

Foto: Reprodução/Money Times
A Petrobras deu nesta quinta-feira (18), o primeiro passo para se desfazer das ações que ainda tem na BR Distribuidora e sair de vez do setor de distribuição de combustíveis no Brasil. A empresa protocolou junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o pedido de oferta pública secundária (follow on) para venda de sua participação de 37,5% na empresa líder no segmento no país.
Em comunicado ao mercado, a empresa afirma que pode levantar R$ 11,5 bilhões com a venda de 436,9 milhões de ações. Esse valor tem como referência a cotação dos papéis desta quarta-feira (R$ 26,42). O preço final, no entanto, só será definido apo?s a conclusa?o do procedimento de coleta de intenc?o?es de investimento a ser realizado com investidores institucionais, o que deve ocorrer no dia 30 de junho.
Ainda de acordo com o comunicado, a data de ini?cio da oferta, que irá ocorrer no segundo semestre, deve ser divulgada em 1° de julho. Mesmo com a venda, a bandeira BR será mantida nos postos de gasolina. Segundo a Petrobras, o contrato de licenciamento da marca é independente do negócio.
A Petrobras também continuará produzindo combustíveis por meio de suas refinarias e vendendo para os postos. A Petrobras vem de desfazendo de vários ativos com objetivo de reduzir sua dívida e focar investimentos na exploração do petróleo presente no pré-sal.
A intenção de vender a fatia de 37,5% foi aprovada pelo conselho de administração da companhia em 2020 e a ideia era concluir a operação no início de 2021, mas o processo foi atrasado pela conturbada troca no comando da Petrobras, com a demissão de Roberto Castello Branco.


