PF deflagra 64ª Fase da Operação Lava Jato
Operação cumpre 12 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução/PF
Nesta sexta-feira (23), a Polícia Federal deflagrou a 64ª fase da Operação Lava Jato, denominada Pentiti, com o objetivo de apurar crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de capitais relacionadas a recursos contabilizados em planilha denominada “Programa Especial Italiano” gerida por grande empreiteira nacional.
Cerca de 80 policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo endereços relacionados ao banco BTG, ao banqueiro André Esteves e à ex-presidente da Petrobras, Graça Foster. Não há ordens de prisão, e segundo a PF, a investigação trata de fatos abordados em diferentes inquéritos policiais, mas foi impulsionada pelos relatos de Palocci em seu acordo de delação. As medidas cautelares foram autorizadas pela 13ª. Vara Federal de Curitiba.
De acordo com os investigadores, além da identificação de beneficiários da planilha e do modus operandi de entregas de valores ilícitos a autoridades, também é objeto desta fase esclarecer a existência de corrupção envolvendo instituição financeira nacional e estatal petrolífera na exploração do pré-sal e em projeto de desinvestimento de ativos no continente africano – conduta que pode ter lesado os cofres públicos em pelo menos 1,5 bilhão de dólares, que equivalem hoje a aproximadamente R$ 6 bilhões.