PF deflagra operação contra fraude do Auxílio Emergencial em cidade da RMS
Mandados são cumpridos em outros estados também

Foto: Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (9), na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a operação Primeira Parcela, que visa desarticular a atuação de organizações criminosas responsáveis por fraudes no recebimento do Auxílio Emergencial.
Segundo informado pela PF, são cumpridos em Simões Filho quatro mandados de prisão temporária e sete mandados de busca expedidos pela 17ª Vara Criminal da Justiça Federal. Além do mais, foi realizada quebra do sigilo bancário das contas dos investigados, o bloqueio dos valores depositados e apreensão de veículos utilizados pelos integrantes da organização criminosa.
As investigações indicam que os suspeitos usaram de maneira indevida os dados das vítimas para fazer o cadastro para recebimento do Auxílio Emergencial e, logo em seguida, transferir os valores para as próprias contas, por meio de boletos bancários. Nos dados apurados, referentes a somente uma semana, foi notado que a quadrilha cadastrou ao menos 59 contas de maneira fraudulenta, resultado em um desvio de aproximadamente R$ 33 mil.
Também são cumpridos mandados em São Paulo e Tocantins. A ação é resultado da Estratégia Integrada contra as Fraudes do Auxílio Emergencial (EIAFAE), tendo como participante a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério da Cidadania (MCid), a CAIXA, a Receita Federal (RF), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).