PF emite alerta sobre falta de recursos para emissão de passaportes; serviço pode ser suspenso até novembro
Em 2022, a falta de recursos provocou a suspensão das emissões em todo país

Foto: Reprodução: AgenciaBrasil
A Polícia Federal emitiu um alerta sobre falta de recursos para emissão dos passaportes e informou ao governo que o orçamento disponível pode acabar nas próximas semanas. O Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério do Planejamento e Orçamento foram informados que a continuidade do serviço depende de um novo repasse de verbas.
O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota, que trabalha em articulação com a área econômica do governo para garantir a manutenção do atendimento. Além disso, a pasta ressaltou que a emissão de passaportes é serviço essencial, por isso, as medidas estão sendo adotadas para evitar interrupções.
A PF relatou um risco semelhante em abril deste ano, após o contingenciamento de cerca de R$133 milhões do seu orçamento. Naquele momento, o impasse foi resolvido e o serviço não precisou ser paralisado. Já em 2022, a falta de recursos provocou a suspensão das emissões em todo país.
À época, isso só foi resolvido após a liberação de crédito adicional para o controle migratório e a confecção dos documentos.


