PF pede autorização ao STF para abrir inquérito sobre parlamentares envolvidos em desvios do orçamento secreto
Investigação apura envolvimentos em emendas com irregularidades detectadas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) pediu, nesta sexta-feira (19), autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para abertura de um inquérito para apuração do envolvimento de parlamentares em desvios de verbas de emendas de relator do 'orçamento secreto'.
A investigação, de início, procura identificar os autores das emendas com irregularidades que já foram detectadas pela Controladoria-Geral da União (CGU). O pedido, que tratava da compra de tratores, ainda é incipiente.
O ministro chefe da CGU, Wagner Rosário, informou, durante audiência realizada na Câmara dos Deputados, no último mês, que o órgão juntamente à PF investigam sobre um suposto esquema de vendas de emendas parlamentares e de relator.
"Sobre vendas de emendas, nós estamos investigando vários casos. Claro, estão todos em sigilo porque já fazemos esse trabalho em convênios, em geral. Porque não é só trator, nós temos diversas outras coisas acontecendo no Brasil, fruto de convênios em diversos outros órgãos", afirmou na sessão.
Outros dois inquéritos, em posse do ministro do STF, Ricardo Lewandowski, também investigam ações envolvendo o orçamento secreto.