PF realiza operação de combate ao tráfico de pássaros silvestres

Mandados de busca e apreensão são cumpridos nos estados da Bahia e Minas Gerais

Por Da Redação
Às

PF realiza operação de combate ao tráfico de pássaros silvestres

Foto: Divulgação

A Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) deflagram, na manhã desta quinta-feira (27), a Operação Ajuruetê, com o objetivo de combater o tráfico de pássaros silvestres na Bahia e em Minas Gerais.  

Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão em Itambé, Cândido Sales, Encruzilhada, Poções e Maracás, todos na Bahia; e nos municípios mineiros de Divisópolis, Chapada Gaúcha, Riachinho, São Romão, Santa Fé de Minas, Brasilândia de Minas, Contagem, Ribeirão das
Neves e Belo Horizonte. 

As investigações tiveram início após a prisão de um homem suspeito de tráfico de animais silvestres em Caruaru, no Pernambuco, em 2018. A partir daí, a polícia apurou que a maioria dos fornecedores de pássaros para o homem era da região sudoeste da Bahia.

Entre 2019 e início de 2020, foram realizados sete flagrante de tráfico, no qual contou com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o IBAMA, que resultaram na apreensão de 824 pássaros, sendo a maioria papagaios, seguidos de araras e tucanos. 

O nome da operação, Ajuruetê, é uma referência à denominação indígena para a espécie conhecida como papagaio-verdadeiro, da família dos psitacídeos, que é o principal tipo de pássaro silvestre traficado pela rede criminosa ora investigada. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário