Pfizer analisa possibilidade de terceira dose contra variantes e até nova vacina para a Delta
Vários especialistas contestaram a alegação de que serão necessários reforços

Foto: Reprodução/G1
A Pfizer e a BioNTech disseram que estão criando uma versão da vacina contra a Covid-19 que tem a Delta como alvo. A variante que é altamente contagiosa descoberta inicialmente na Índia, se espalhou por quase 100 países e já foi identificada no Brasil. As empresas esperam iniciar os testes clínicos do imunizante em agosto.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (8). As empresas também relataram resultados promissores nos estudos com pessoas que receberam a terceira dose da vacina original da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19.
Segundo as empresas, um reforço da vacina seis meses após a segunda dose aumenta a potência dos anticorpos contra o vírus original e a variante Beta, com origem na África do Sul, em cinco a dez vezes.
As fabricantes em um comunicado à imprensa, disseram que eficácia do imunizante da Pfizer pode diminuir seis meses após a imunização e doses de reforço podem ser necessárias para evitar variantes do coronavírus.
As afirmações das empresas são contrárias a outras pesquisas. Vários especialistas contestaram a alegação de que serão necessários reforços.