/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

PGR decide que provas obtidas por meio de acesso a celulares, sem autorização judicial, são lícitas

Notícias
Brasil

PGR decide que provas obtidas por meio de acesso a celulares, sem autorização judicial, são lícitas

Para Augusto Aras, ação não fere o direito à privacidade e viabiliza o trabalho da polícia

Por Da Redação
PGR decide que provas obtidas por meio de acesso a celulares, sem autorização judicial, são lícitas
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) um memorial favorável que discute se as provas obtidas por meio do acesso a dados armazenados em celulares apreendidos em locais onde foram cometidos crimes, sem autorização judicial prévia, são lícitas ou não. 

Para a Procuradoria Geral da República (PGR), isso não fere o direito à privacidade dos investigados, viabiliza o trabalho da polícia e atende ao disposto no artigo 6º do Código Penal, que lista as providências que os policiais devem adotar logo que tiverem conhecimento de uma infração penal e que obriga a autoridade policial a apreender todos os objetos e instrumentos ligados ao crime cometido.

Segundo Aras, lembrando precedente da Suprema Corte, ao proceder à pesquisa em celular apreendido no local e ato contínuo ao crime, a polícia busca meio material indireto de prova e cumpre sua obrigação de colher elementos hábeis para esclarecer o crime.

De acordo com a PGR,  o Supremo deve reconhecer a licitude das provas obtidas por este meio. "É lícita a prova obtida pela autoridade policial, sem autorização judicial, mediante acesso a registro telefônico ou agenda de contatos de celular apreendido em ato contínuo no local do crime atribuído ao acusado, não configurando esse acesso ofensa ao sigilo das comunicações, à intimidade ou à privacidade do indivíduo", disse Augusto Aras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102