PIB do 2º tri deve ficar perto de zero, mas 2º semestre promete crescimento

O dado é um dos últimos que completa o retrato do ritmo de recuperação da economia antes do número oficial do PIB ser conhecido

Por Da Redação
Ás

PIB do 2º tri deve ficar perto de zero, mas 2º semestre promete crescimento

Foto: Reprodução/R7

A divulgação na última sexta-feira (13) do IBC-Br, índice mensal do Banco Central que serve como uma prévia do PIB, mostrou grande crescimento da economia em junho, de 1,1% na comparação com maio, mas fraco no segundo trimestre completo, de apenas 0,1% em relação ao trimestre anterior. 

O dado é um dos últimos que completa o retrato do ritmo de recuperação da economia no segundo trimestre antes de o número oficial do Produto Interno Bruto (PIB) ser conhecido, ele deve ser divulgado em 1º de setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os setores de serviços, varejo e indústria são outros que já tiveram os resultados para o período divulgados pelo IBGE, com sentidos mistos. Os serviços cresceram em junho, as vendas do varejo caíram e a indústria andou de lado. 

Economistas acreditam em projeções de crescimento perto do zero, alguns nem descartam uma nova variação negativa no segundo trimestre, depois da queda de 4,1% no ano passado e um crescimento de 1,2% nos primeiros três meses deste ano.

No entanto, a volta da circulação e das atividades esperada para esta segunda metade do ano, a aceleração da vacinação e nenhuma nova onda de contaminações, pode acelerar um ritmo mais forte de crescimento. Isso sustenta as projeções para um PIB que deve crescer mais de 5% até o final deste ano.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário