PIB do Brasil cresce 0,9% no 2° trimestre de 2023, diz IBGE
Esse é o oitavo resultado positivo consecutivo do indicador

Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (1°), mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023, em comparação com os três meses imediatamente anteriores. Com esse resultado, houve avanço de 3,7% no primeiro semestre do ano. Esse é o oitavo resultado positivo consecutivo do indicador em bases trimestrais.
O bom desempenho do período foi puxado pelos resultados positivos do setor da indústria, com alta de 0,9% e do serviço, com crescimento de 0,6%. Serviços representam o maior setor da economia brasileira, equivalente a 70% do PIB. Na área industrial, o que mais contribuiu para a alta foi o setor extrativista, com alta de 1,8%, em especial nos setores de petróleo e gás. A indústria ligada à construção civil também puxou os números do setor para cima.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta do PIB foi de 3,4%. Em 12 meses, a alta acumulada em quatro trimestres é de 3,2%. O resultado foi registrada depois de a atividade econômica brasileira crescer 1,8% no 1º trimestre, com uma forte expansão da agropecuária.