PIB do setor agropecuário deve ter alta de 2,5%, prevê Ipea
O período da pandemia ocasionou uma mudança na demanda dos produtos, aponta o instituto

Foto: Agência Brasil
Uma projeção realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê um crescimento de 2,5% no setor agropecuário brasileiro. O resultado considera os efeitos da pandemia do novo coronavírus.
Segundo o Ipea, o principal fator da alta no setor se dá por causa da pandemia. Durante o período, foi observado um crescimento na demanda dos produtos que impulsionaram os preços de produtos como café, arroz, ovos e banana.
Com relação às exportações, os produtos agropecuários registraram um crescimento de 7% nos primeiros quatro meses do ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Considerando as exportações de carne bovina, em comparação com o mesmo período, o levantamento mostra que as exportações tiveram um aumento de 26,5%.
Já as importações de produtos agroindustriais registraram queda de 5,5% entre janeiro e abril de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019. Os produtos que mais influenciaram a queda foram o trigo e o malte, com queda de 8,2% e 11,3%, respectivamente.